Tufão Haiyan deixou 10 mil mortos nas Filipinas, dizem autoridades

Tufão Haiyan deixou 10 mil mortos nas Filipinas, dizem autoridades

Mais de 2 mil pessoas estão desaparecidas após desastre

AFP

Tufão Haiyan deixou 10 mil mortos nas Filipinas, dizem autoridades

publicidade

As autoridades estimam que o tufão Haiyan deixou ao menos 10 mil mortos e 2 mil desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas, o que o converte no desastre natural mais mortífero já registrado no país. Os números foram divulgados neste domingo. 

No Vietnã, onde o tufão é esperado na manhã de segunda-feira, mais de 600 mil pessoas foram evacuadas, embora o Haiyan tenha perdido força em sua passagem pelo mar da China Meridional. Duas ilhas do centro do arquipélago filipino, que estavam em plena trajetória do Haiyan quando ele atingiu o país, na madrugada de sexta-feira, foram especialmente afetadas.

Em Samar, porta de entrada do tufão no país na sexta-feira, foi confirmada a morte de ao menos 300 pessoas na pequena cidade de Basey, e outras 2 mil estão desaparecidas em toda a ilha, indicou Leo Dacaynos, membro do conselho de gestão de catástrofes.

Também foi confirmada a morte de dezenas de pessoas em outras cidades e províncias devastadas pelo super tufão. Muitas localidades permaneciam incomunicáveis e as autoridades enfrentavam muitas dificuldades para agir devido à magnitude da catástrofe e ao número de vítimas a serem resgatadas.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895