Turcomenistão inaugura estátua de ouro com efígie do presidente

Turcomenistão inaugura estátua de ouro com efígie do presidente

Obra de 21 metros traz homem no topo de penhasco, montado em um cavalo e com uma pomba na mão direita

AFP

Turcomenistão inaugura estátua de ouro com efígie do presidente Ashkhabad

publicidade

Uma estátua de ouro do presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymujamedov, foi inaugurada nesta segunda-feira em Ashjabat. Com 21 metros, a peça representa o líder da ex-república soviética no topo de um penhasco, montado em seu cavalo favorito, Akkan, e com uma pomba na mão direita. O monumento lembra o "Cavaleiro de Bronze", a estátua do imperador russo Pedro, o Grande, em São Petersburgo.

Fundido em bronze e recoberto de ouro, trata-se do primeiro monumento à glória de Berdymujamedov. Seu antecessor, Saparmurat Niazov, já havia ordenado a construção de uma estátua de ouro em sua honra, giratória, para que ficasse sempre voltada para o sol. Atualmente se localiza nos arredores de Ashjabat, a capital do país.

Ex-dentista, Gurbanguly Berdymujamedov alcançou o poder em 2006 após a morte de Niazov, que foi alvo de um verdadeiro culto e inclusive renomeou os meses do ano a partir dos nomes de seus familiares. Durante a inauguração da estátua, que não contou com a participação do presidente, a presidente do Parlamento, Akdja Nurbendieva, afirmou que o monumento havia sido erguido a pedido de "gente comum, coletivos profissionais e organizações públicas".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895