Turquia apreende quase 11 milhões de pílulas da "droga dos jihadistas"

Turquia apreende quase 11 milhões de pílulas da "droga dos jihadistas"

Entorpecente fabricado na Síria concede energia adicional para combatentes

AFP

publicidade

As autoridades turcas apreenderam perto da fronteira com a Síria uma quantidade recorde de quase 11 milhões de comprimidos de estimulantes sintéticos Captagon, conhecidos como a "droga dos jihadistas" - relatou a imprensa
local nesta sexta-feira.

A polícia de narcóticos confiscou 10,9 milhões de pastilhas, com um peso total de duas toneladas, em duas operações diferentes na região de Hatay, na fronteira com a Síria, disse a agência oficial de notícias Anatólia e o jornal Hurriyet, citando o ministério do Interior.

O Captagon, baseado em anfetamina fenetilina, um estimulante sintético, é uma droga muito popular no Oriente Médio, e é produzida na Síria. Considera-se que esta droga é usada por alguns dos combatentes na guerra civil na Síria, uma vez que os mantém acordados e proporciona-lhes uma energia adicional.

Um cidadão sírio e dois turcos foram presos, e são considerados suspeitos de terem organizado o tráfico desta substância, segundo a mesma fonte. O Captagon é considerado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime como um "tipo anfetamina estimulante", que contém uma mistura de anfetamina, cafeína e outras substâncias.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895