Turquia autoriza França a usar espaço aéreo para atacar EI

Turquia autoriza França a usar espaço aéreo para atacar EI

Com sinal verde turco, a Franceses poderão enviar caças para as bases na Turquia

AFP

Turquia autoriza França a usar espaço aéreo para atacar EI

publicidade

O governo turco autorizou a França a "usar o espaço aéreo turco" no âmbito da coalizão internacional contra o grupo Estado Islâmico (EI) - informou uma fonte diplomática turca nesta quarta-feira.

"A França pediu nossa autorização para se servir do nosso espaço aéreo (...) Essa autorização foi acordada com a condição de que se alinhe com os princípios gerais correspondentes aos países da coalizão internacional", declarou essa fonte à AFP, pedindo para não ser identificada.

Com o sinal verde turco, a França poderá enviar caças para as bases na Turquia, em especial, a de Incirlik, já usada pela Força Aérea americana. Esta base fica no sul do país, próximo à fronteira síria. A França começou em setembro de 2014 seus bombardeios contra o EI no Iraque, unindo-se à coalizão liderada pelos Estados Unidos, e um ano depois, na Síria. Paris intensificou seus ataques a Damasco depois dos atentados de 13 de novembro à  capital francesa.

Os Mirage 2000 e Rafale franceses usados na ofensiva aérea no Iraque e na Síria se encontram estacionados nos Emirados Árabes Unidos e na Jordânia. Aviões de reconhecimento alemães Tornado também devem se somar à Incirlik em breve.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895