TV americana identifica responsável por ataque em Nova Iorque

TV americana identifica responsável por ataque em Nova Iorque

Homem que atirou caminhonete contra pedestres e ciclistas é natural do Uzbequistão

AE e AFP

publicidade

A rede de TV ABC noticiou, por fontes, que o motorista que atropelou pedestres e ciclistas em Manhattan nesta terça-feira é Sayfullo Saipov, natural do Uzbequistão. Segundo o site WhitePages, o homem mora em Tampa desde junho
de 2011 e tinha outros endereços em Ohio. Ele teria sido fichado por várias infrações de trânsito.

O "ato de terrorismo", nas palavras do prefeito de Nova Iorque, Bill De Blasio, aconteceu poucas horas antes de nova-iorquinos ocuparem as ruas da cidade na tradicional celebração de Halloween. De Blasio pediu que a população fosse "vigilante" e comunicasse às autoridades se visse algo suspeito. 

Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas no ataque. Após o atropelamento, a caminhonete dirigida pelo homem de 29 anos colidiu contra um ônibus escolar. Ele teria descido do veículo gritando  "Allahu Akbar" (Alá é grande, em árabe) e foi atingido por um disparo de um oficial do Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYDP) e levado sob custádia.

O grupo extremista Estado Islâmico estimula que seus seguidores atuem como lobos solitários com os instrumentos que tiverem à sua disposição. Apoiadores do grupo comemoraram o "ato de terror", apesar do EI não ter assumido, até o momento, a autoria do ataque.

Apesar disso, o presidente americano, Donald Trump, utilizou seu perfil no Twitter para dizer que "não devemos permitir que o Estado Islâmico retorne ou entre em nosso país após derrotarmos eles no Oriente Médio e em outros lugares. Basta!". Ele também disse que seus pensamentos, condolências e orações estão com as vítimas e os familiares.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895