Ucrânia afirma que usina nuclear está segura após incêndio

Ucrânia afirma que usina nuclear está segura após incêndio

Ataque russo provocou fogo em Zaporíjia, maior instalação do tipo na Europa

AFP

Fogo atingiu área administrativa da instalação

publicidade

Autoridades ucranianas disseram que a segurança na usina nuclear de Zaporíjia está "garantida", após o local protagonizar um incêndio, em meio ao bombardeio das forças russas. "O diretor da usina disse que a segurança nuclear agora está garantida. Segundo os responsáveis, um prédio de treinamento e um laboratório foram afetados pelo fogo", declarou Oleksander Starukh, chefe da administração militar da região.

 

Ao mesmo tempo, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou Moscou de recorrer ao "terror nuclear" e de querer "repetir" a catástrofe de Chernobyl, depois de denunciar o ataque à usina nuclear ucraniana, a maior da Europa.

"Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este Estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear", criticou Zelensky.

As atenções do mundo foram direcionadas, na madrugada desta sexta-feira (horário local da Ucrânia), para o incêndio na usina nuclear de Zaporíjia. A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e a Casa Branca informaram que monitoram a situação. Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, denunciou o ataque que segundo ele poderia gerar uma tragédia "dez vezes maior que Chernobyl".

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895