Ucrânia convida mães de soldados russos capturados para buscá-los

Ucrânia convida mães de soldados russos capturados para buscá-los

No sétimo dia da invasão lançada por Moscou, país afirma ter dezenas de prisioneiros

R7 e AFP

publicidade

O exército ucraniano convidou nesta quarta-feira as mães dos soldados russos capturados para irem buscá-los na Ucrânia, no sétimo dia da invasão lançada por Moscou. O país alvo de ofensiva comandada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirma que já fez dezenas de prisioneiros inimigos. 

"Foi decidido entregar os soldados russos capturados às suas mães se eles vierem procurá-los na Ucrânia, em Kiev", disse o Ministério da Defesa ucraniano em comunicado.

Uma fonte do Pentágono sob condição de anonimato afirmou ao jornal The New York Times soldados russos estariam se rendendo em massa e sabotando os próprios veículos para evitar combates. Os militares estariam atormentados pelo baixo moral das tropas e pela escassez de combustível e alimentos. 

Segundo informações do alto funcionário do Pentágono, algumas unidades russas depuseram as armas sem lutar, após enfrentar a resistência da defesa ucraniana. Ao jornal, a fonte teria dito ainda que um número significativo de tropas russas são jovens, mal treinadas e mal preparadas para os ataques. 

Em alguns casos, segundo a autoridade, há relatos de que as tropas russas teriam aberto buracos nos tanques de gasolina dos veículos para evitar o combate. O funcionário do Pentágono não deu detalhes, porém, de como as tropas teriam chegado a essas avaliações. As informações teriam chegado ao seu conhecimento a partir de declarações de soldados russos capturados e de interceptações de comunicações.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895