Ucrânia diz que Rússia tem 100 mil militares na fronteira

Ucrânia diz que Rússia tem 100 mil militares na fronteira

Segundo a autoridade ucraniana, Rússia pretende estimular o sentimento separatista em outras regiões do país

Agência Brasil

Rússia colocou 100 mil militares ao longo da fronteira com o país

publicidade

O presidente do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, Andriy Parubiy, disse nesta quinta às autoridades americanas que a Rússia colocou 100 mil militares ao longo da fronteira com o país. O número é superior aos 20 mil homens estimados pelos Estados Unidos.

“Quase 100 mil militares estão estacionadas junto à fronteira. Estão prontos para atacar há várias semanas”, disse Parubiy, em uma videoconferência. “As tropas russas não estão só na Crimeia, estão ao longo de toda a fronteira. No Norte, no Leste, no Sul”.

Segundo a autoridade ucraniana, a Rússia, após ter anexado a Crimeia, pretende estimular o sentimento separatista em outras regiões. A Ucrânia teme uma incursão militar a Leste do país. Ele disse que a Ucrânia se prepara para uma invasão a qualquer momento.

A estimativa de 20 mil homens na fronteira foi feita pelo Pentágono. O número incluía unidades aéreas e veículos blindados. Mas a Rússia continuou a deslocar mais tropas para a região.

Na quarta, o presidente interino da Ucrânia, Olexander Tuchinov, pediu ao Parlamento a aprovação de exercícios militares com parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte. A aliança militar ocidental poderia responder a um ataque russo, caso seus Estados-Membros concordem. Se os exercícios forem aprovados, as tropas americanas poderiam ficar mais próximas das forças russas na península da Crimeia.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895