Ucrânia receberá "entre 120 e 140" tanques pesados ocidentais

Ucrânia receberá "entre 120 e 140" tanques pesados ocidentais

Processo de entrega pode demorar meses e soldados ucranianos precisam ser treinados para usar os veículos

AFP

publicidade

A Ucrânia receberá "entre 120 e 140" tanques pesados ocidentais – disse o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, nesta terça-feira (31), poucos dias depois de os aliados de Kiev terem concordado em fornecer armas poderosas. Em um vídeo no Facebook, ele citou o Leopard 2 de fabricação alemã, o Challenger 2 britânico e o Abrams americano. 

É a primeira vez que Kiev informa o número de veículos blindados que espera receber de seus aliados ocidentais. 

Vários países anunciaram, nos últimos dias, sua intenção de fornecer esses veículos para a Ucrânia rapidamente.

O Reino Unido quer enviar o Challenger até o final de março, e a Alemanha pretende entregar seu Leopard 2 no final de março, ou início de abril. Os Estados Unidos anunciaram, por sua vez, o envio de 31 Abrams. 

O processo de entrega pode demorar meses, segundo várias chancelarias, devido a possíveis reparos e trabalhos de manutenção. Também será necessário treinar os soldados ucranianos para estes modelos, ainda não usados por eles no terreno. 

A Ucrânia já recebeu tanques estrangeiros nos últimos meses, incluindo mais de 250 unidades T-72 soviéticas modernizadas da Polônia. Até agora, as potências ocidentais relutavam em enviar modelos mais avançados por medo de uma escalada no conflito. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895