UE intensifica preparativos para eventual falta de acordo sobre o Brexit

UE intensifica preparativos para eventual falta de acordo sobre o Brexit

Solução que evite a introdução de uma fronteira clássica entre Irlanda e Irlanda do Norte se mostra como o principal impasse

AFP

Base parlamentar de Theresa May também já monta os preparativos para a possível falta de acordo

publicidade

A União Europeia (UE) intensifica seus preparativos para a a possibilidade de que o divórcio com o Reino Unido termine sem um acordo antes da saída, prevista para março, indicou a Comissão Europeia, que negocia em nome dos 27 sócios de Londres. "Enquanto trabalhamos duro para chegar a um acordo, nosso trabalho de preparação e contingência se intensifica", afirmou o porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas, depois que uma nova rodada de negociações terminou sem acordo no domingo, em um contexto cada vez mais preocupante.

Schinas descartou novas negociações antes de quarta-feira à noite, quando os governantes do bloco abordarão em um jantar o estado das combinações, após um relatório do negociador europeu Michel Barnier. A reunião de cúpula desta semana em Bruxelas deve ser, nas palavras do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a "hora da verdade" para saber se um divórcio negociado é possível com o Reino Unido.

• Cães e seus donos protestam em Londres contra o Brexit

Vários ministros europeus das Relações Exteriores indicaram que "ainda há tempo" para um acordo. Mas, assim como o Reino Unido, os europeus destacaram que estão se preparando para um cenário de falta de acordo, algo considerado "provável" pelo partido unionista norte-irlandês DUP, que integra a base de apoio parlamentar da primeira-ministra britânica Theresa May.

A principal dificuldade é encontrar uma solução satisfatória para os dois lados que evite a reintrodução de uma fronteira clássica entre a província britânica da Irlanda do Norte e a Irlanda. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895