UE pretende financiar reconstrução da Ucrânia com ativos russos congelados

UE pretende financiar reconstrução da Ucrânia com ativos russos congelados

Presidente ucraniano e autoridades da União Europeia se encontraram

AFP

publicidade

Em visita à Ucrânia, representantes a União Europeia  o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmaram ao presidente ucraniano,  Volodimir Zelensky, que prentedem usar usar ativos russos congelados para compensar a Ucrânia por danos da guerra.

A medida é reivindicada por Kiev, mas legalmente difícil de articular. "A UE intensificará seus esforços para usar ativos congelados da Rússia para apoiar os propósitos de construção e reparação da Ucrânia, de acordo com o direito europeu e o direito internacional", disseram.

Durante a reunião entre a cúpula, em Kiev, Michel e Urusula expressaram  apoio ao processo de adesão da Ucrânia. O presidente da Ucrâni, Zelensky prometeu  (3) que seu país não perderá "nem um único dia" para avançar rumo a uma adesão à União Europeia (UE). 

Nos últimos dias, a  Rússia intensificou a ofensiva no leste da ex-república soviética. Em resposta à Ucrãmo tem recebido apoio militar dos países da Europa e também dos Estados Unidos.– O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, prometeu enre 120 e 140 tanques pesados.O país já recebeu tanques estrangeiros nos últimos meses, incluindo mais de 250 unidades T-72 soviéticas modernizadas da Polônia. Até agora, as potências ocidentais relutavam em enviar modelos mais avançados por medo de uma escalada no conflito. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895