Mundo

Uma ex-refém israelense do Hamas diz ter sofrido agressões sexuais

Romi Gonen, de 25 anos, mencionou "diferentes formas de agressões sexuais no cativeiro por parte de quatro homens”

Jovem foi sequestrada no festival de música eletrônica Nova, em 7 de outubro de 2023, e libertada em janeiro de 2025
Jovem foi sequestrada no festival de música eletrônica Nova, em 7 de outubro de 2023, e libertada em janeiro de 2025 Foto : Israeli Army / AFP / CP

Uma ex-refém israelense do Hamas afirmou, em entrevistas à TV, que foi vítima de várias agressões sexuais no início de seu sequestro em Gaza, uma declaração pouco habitual desde a libertação dos cativos no território palestino. "Ninguém vai voltar a me dizer que me cale. Estou aqui, venci", afirmou Romi Gonen, de 25 anos, em duas entrevistas concedidas ao Canal 12, a última delas exibida na noite de quinta-feira, 1º.

A jovem mencionou "diferentes formas de agressões sexuais no cativeiro por parte de quatro homens diferentes, com graus de gravidade variáveis". Sem nunca pronunciar explicitamente a palavra "estupro", ela dá a entender claramente que foi vítima deste crime. Vários israelenses e outra mulher já tinham relatado terem sofrido agressões sexuais durante seu cativeiro. O Hamas nunca admitiu nenhuma.

Um dia, contou a ex-refém, "tudo acontece no quarto, sem nenhum barulho. Começo a chorar de forma incontrolável. O homem lhe faz sinais para ‘ter cuidado’, colocando o dedo sobre a boca. ‘Se você não se acalmar, vou me irritar’", detalhou. Outra agressão "durou quase meia hora", lembrou. "Disse a mim mesma: ‘Romi, toda Israel acha que você está morta, quando na verdade você vai ser escrava sexual dele para sempre’", explicou.

Veja Também

A jovem também contou que um de seus captores, sentado em um sofá, olhou para ela e lhe perguntou: ‘Romi, você está bem ou não?’. "Na minha cabeça, digo para mim mesma: ‘filho da puta, como você pode me fazer essa pergunta?’. Então, ele se aproxima, coloca a pistola na minha têmpora e me diz: ‘Se você contar isto a qualquer um, eu te mato’".

Romi Gonen estava no festival de música eletrônica Nova, em Reím, perto de Gaza, quando foi sequestrada em 7 de outubro de 2023, durante o ataque do Hamas em solo israelense, que desencadeou a guerra em Gaza. Ela foi libertada em janeiro de 2025.