Uma pessoa morre e 31 são infectadas por peste bubônica no Peru

Uma pessoa morre e 31 são infectadas por peste bubônica no Peru

Epidemia foi registrada na região de La Liberdad

AFP

publicidade

Uma pessoa morreu e 31 pessoas ficaram infectadas por uma epidemia de peste bubônica na região de La Liberdad (norte), no Peru, informou nesta terça-feira o ministério da Saúde, acrescentando que a situação se encontra sob controle. "A epidemia se deve à expansão dos cultivos de cana-de-açúcar e do costume de fazer queimadas, o que causa a fuga de roedores para as cidades vizinhas", afirmou o ministro da Saúde, Oscar Ugarte. O funcionário assinalou que a vítima é uma adolescente de 14 anos.

Ugarte explicou que a epidemia na província de Ascope está sob controle, mas considera necessária uma intervenção governamental para prevenir a propagação da doença para outras províncias de La Libertad (500 km ao norte de Lima).

A peste bubônica é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria 'yersinia pestis', que se encontra nas pulgas e nos ratos. Ela é transmitida aos seres humanos através da mordida direta das pulgas ou roedores infectados ou através do contato direto com o tecido dos animais doentes.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895