Vídeo do premiê canadense com rosto preto retoma polêmica sobre racismo

Vídeo do premiê canadense com rosto preto retoma polêmica sobre racismo

Imagens mostram Justin Trudeau nos anos 1990 com o rosto pintado para um concurso de talento do Ensino Médio

AFP

Trudeau admitiu ter cometido "ato racista" e pediu desculpas

publicidade

Novas imagens do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, com o rosto pintado de preto foram divulgadas nas emissoras locais, nesta quinta, um dia após a publicação de uma foto parecida que o obrigou a reconhecer, em plena campanha eleitoral, ter cometido um "ato racista" há alguns anos. Lançadas pela emissora Global News, as imagens mostram Trudeau "no início da década de 1990", confirmou sua campanha à AFP. No vídeo, o premiê aparece com jeans rasgados e uma camiseta, os braços para o alto e maquiagem escura no rosto.

Na quarta à noite, Trudeau pediu desculpas publicamente, depois que a revista Time publicou uma fotografia sua com maquiagem marrom no rosto, em uma festa há 18 anos. Ele também admitiu ter usado uma pintura escura em um concurso de talento no Ensino Médio, anos antes.

"Trabalhei toda minha vida para tentar criar oportunidades para as pessoas, lutar contra o racismo e a intolerância", disse o premiê em seu avião de campanha. "Posso dizer que cometi um erro quando era mais jovem e desejaria não tê-lo cometido. Desejaria ter sabido disso melhor à época, mas não sabia e sinto profundamente", desculpou-se. "Agora sei que é algo racista de fazer", completou, reconhecendo que seu entusiasmo pelas fantasias, que o levou a se vestir também como Clark Kent/Superman e um piloto rebelde de "Star Wars" para o Halloween, nem sempre foi "apropriado".

As polêmicas imagens são novos golpes para Trudeau, uma semana depois do início da campanha eleitoral federal, marcada pela disputa do partido do primeiro-ministro com os conservadores, liderados por Andrew Scheer.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895