VÍDEO | Imagens capturam o momento em que ataque israelense atinge um prédio no bairro de Chiyah, no sul de Beirute.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) October 22, 2024
📹STRINGER / AFPTV / AFP/ CP pic.twitter.com/aDCbJq1T4j
Um vídeo captou o momento em que um míssil de Israel atingiu um prédio ao sul de Beirute, capital do Líbano. Após o foguete bater no prédio, uma coluna de poeira cobre o cenário.
Nesta terça, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, disse, nesta terça-feira (22), que ficou "horrorizado" pelo bombardeio israelense de segunda-feira perto de um hospital ao sul de Beirute. "Estou horrorizado pelo ataque aéreo israelense perto do hospital Rafic Hariri no densamente povoado bairro Jnah de Beirute, que teria deixado pelo menos 18 mortos, entre eles quatro crianças, e 60 feridos", afirmou Türk em um comunicado à imprensa.
"Os princípios fundamentais do direito humanitário internacional sobre a proteção de civis devem ser respeitados", acrescentou.
Nesta terça-feira, as equipes de resgate ainda estavam procurando possíveis sobreviventes do bombardeio, que poderia ter causado mais vítimas. O hospital sofreu apenas pequenos danos, "em painéis solares e fachadas de vidro", disse seu diretor. Mas nas proximidades, quatro prédios foram destruídos no ataque, disse um correspondente da AFP.
"Hospitais, ambulâncias e equipes médicas são especificamente protegidos pelo direito humanitário internacional", enfatizou Türk. "Reitero o apelo da ONU para a cessação imediata das hostilidades e lembro a todas as partes que a proteção dos civis deve ser uma prioridade máxima", acrescentou.