Valls pede que cardeal de Lyon assuma responsabilidade por caso de pedofilia

Valls pede que cardeal de Lyon assuma responsabilidade por caso de pedofilia

Primeiro-ministro afirma que cabe a padre assumir, falar e agir sobre o caso

AFP

Primeiro-ministro afirma que cabe a religioso assumir, falar e agir sobre o caso

publicidade

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, pediu nesta terça-feira ao cardeal de Lyon, Philippe Barbarin, que "assuma suas responsabilidades", após a demanda apresentada contra ele por uma associação de vítimas por não denunciar um
sacerdote pedófilo.

•Vítimas de padre pedófilo francês pedem audiência ao Papa

"A única mensagem que posso enviar (...) sem me colocar no lugar da Igreja da França, sem me colocar no lugar dos juízes, já que uma investigação foi aberta, é que assuma suas responsabilidades", disse Valls. "Cabe a ele assumir suas responsabilidades, falar, agir", disse o primeiro-ministro em declarações à rádio.

Vítimas de agressões sexuais cometidas pelo sacerdote Bernard Preynat contra jovens escoteiros de Lyon entre 1986 e 1991 também apresentaram uma demanda contra o monsenhor Barbarin. A justiça abriu no início de março uma investigação por "não denúncia" e "colocação em risco da vida dos outros".

Depois deste caso que abala a Igreja francesa, uma nova demanda foi apresentada contra o cardeal Barbarin em fevereiro por não ter denunciado outros atos de pedofilia que remontam aos anos 90, cometidos por um sacerdote que segue em atividade em Lyon, indicaram nesta terça-feira fontes judiciais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895