Vaticano deve anunciar novo Papa para a Páscoa

Vaticano deve anunciar novo Papa para a Páscoa

Segundo porta-voz, conclave ocorrerá em até 20 dias após renúncia

AFP

publicidade

A Igreja católica poderá ter um novo Papa para as festas da Páscoa, em 31 de março, indicou nesta segunda-feira um porta-voz do Vaticano depois que o Sumo Pontífice anunciou sua renúncia por razões de saúde em 28 de fevereiro.

• Novo Papa será eleito por cardeais reunidos em conclave

"Temos de ter um novo Papa na Páscoa", afirmou o padre Federico Lombardi em uma coletiva de imprensa. Segundo o porta-voz, será realizado um conclave nos 15 ou 20 dias posteriores à renúncia.

O Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado e deixará o cargo em 28 de fevereiro. O Cardeal Joseph Ratzinger fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira, falando em latim. Logo depois, o Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.

No comunicado, o Papa disse que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia por livre e espontânea vontade. Ainda de acordo com o texto, um dos motivos da renúncia é a idade - ele tem 85 anos. O Cardeal Joseph Ratzinger é o sexto alemão a servir como Papa - ele assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895