Mundo

Vazamento pode ser causa de explosão na Argentina

Uma pessoa morreu e pelo menos oito ficaram feridas em acidente próximo a Buenos Aires

Duas casas e três carros ficaram completamente destruídos
Duas casas e três carros ficaram completamente destruídos Foto : Diego Diaz / Clarin / Especial CP
A Polícia Federal argentina investiga se a explosão que matou uma mulher e deixou pelo menos oito pessoas feridas na localidade de Esteban Echeverría, a 30 quilômetros de Buenos Aires, foi causada por um vazamento de gás. Segundo o jornal El Clarín, foi identificado nos destroços um forno de pizza, que pode sido a origem da explosão.

O chefe do Quartel Central dos Bombeiros, Esteban Echeverría, confirmou que foram retirados do local “um tubo de gás de 45 quilos, parte de uma tubulação de um forno destruído”. Ainda assim, vizinhos relatam terem visto “uma bola de fogo que caiu do céu”. O incidente ocorreu por volta das 2h desta segunda-feira.

Duas casas, três carros e uma loja, todos localizados nas ruas Los Andes e Vernet, no bairro 9 de Abril, foram destruídos. Várias pessoas foram retiradas dos escombros. Segundo a prefeitura, a mulher morta seria Silvia Espinoza, de 43 anos, que morava em uma das casas destruídas pela explosão. Dos oito feridos, dois já tiveram alta do hospital.

Suspeita de meteorito

Muitos dos relatos dos vizinhos das casas atingidas dão conta de que um objeto, que pode ser um meteorito ou lixo espacial, teria caído no local. No entanto, as autoridades argentinas não se manifestaram oficialmente e prefiriram esperar a conclusão da perícia da polícia científica, conforme o jornal La Nación.

Já em entrevista ao Clarín, o coordenador de astronomia do planetário de Buenos Aires, Mariano Ribas, considerou a possibilidade de queda de um meteorito ou de lixo espacial. De acordo com ele, a Argentina tem histórico de incidentes parecidos e um meteorito pode provocar incêndio quando em contato com materiais inflamáveis. Ele rechaçou a possibilidade de que a queda de lixo espacial tenha relação com o satélite da Nasa que caiu na Terra sábado.

Bookmark and Share