Venezuela anuncia apoio ao programa nuclear do Irã

Venezuela anuncia apoio ao programa nuclear do Irã

Governo defende que Ahmadinejad tem direito de enriquecer o urânio para fins pacíficos

Agência Brasil

publicidade

O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, divulgou nesta sexta-feira um informe em que declara apoio ao programa nuclear do Irã. Segundo o texto, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, tem direito de enriquecer o urânio para fins pacíficos, como a fabricação de medicamentos.

A reportagem cita o apoio da Venezuela às afirmação do diretor da Organização de Energia Nuclear iraniana, Ali-Akbar Salehi, que teria informado na última semana a produção de 17 quilos de urânio enriquecido a 20% no país. “O Irã poderia enriquecer urânio em qualquer nível. É um direito", disse Salehi.

De acordo com a matéria, a reação dos Estados Unidos à iniciativa não corresponde ao respeito aos direitos internacionais. Como exemplo, a agência citou informações da imprensa oficial da Rússia, que também criticou a reação do governo do presidente norte-americano, Barack Obama.

O apoio da Venezuela ao programa nuclear iraniano foi divulgado neste sábado na agência de notícias oficial do país islâmico, a Irna.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895