"Vergonha para o Ocidente", diz presidente alemão sobre imagens do aeroporto de Cabul

"Vergonha para o Ocidente", diz presidente alemão sobre imagens do aeroporto de Cabul

Frank-Walter Steinmeier prometeu segurança aos alemães que estão no Afeganistão

AFP

publicidade

As cenas de desespero no aeroporto de Cabul desde que os talibãs tomaram o poder no Afeganistão são "uma vergonha para o Ocidente" - declarou o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, nesta terça-feira (17).

"As imagens de desespero no aeroporto de Cabul são uma vergonha para o Ocidente", disse Steinmeier, referindo-se à "tragédia humana" vivida pelos afegãos, que tentam desesperadamente deixar o país, e pela qual "somos responsáveis".

Após uma rápida ofensiva que coincidiu com a retirada das tropas estrangeiras do país, os talibãs assumiram o controle do Afeganistão, o que provocou cenas de caos no aeroporto da capital. Esta é a única porta de saída do país. 

A Alemanha, que também está retirando seus cidadãos e pessoas sob sua proteção, "deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a segurança dos alemães" no Afeganistão e de todos os afegãos "que os apoiaram durante estes anos", segundo o presidente.

Nos últimos dias, os líderes alemães não esconderam sua insatisfação com os Estados Unidos, cuja retirada militar precipitou a vitória dos talibãs, segundo eles. A ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, pediu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta terça-feira, para tirar suas conclusões do fracasso no Afeganistão.

E a chanceler Angela Merkel classificou a situação de "amarga, dramática e terrível", dando a entender que a decisão dos Estados Unidos de sair do Afeganistão foi motivada por questões de política interna.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895