Volkswagen suspende decisão sobre nova fábrica na Turquia

Volkswagen suspende decisão sobre nova fábrica na Turquia

Montadora desistiu da medida após ofensiva do país na Síria

AFP

Fábrica teria investimento de 1,2 milhão de euros e abriria 4 mil empregos

publicidade

O grupo alemão Volkswagen anunciou nesta terça-feira que suspendeu a decisão sobre a construção de uma nova fábrica na Turquia, afirmando que está "preocupado" com o início da ofensiva turca na Síria. "O comitê executivo rejeitou a decisão sobre a nova fábrica", afirmou um porta-voz da montadora. "Estamos observando atentamente a situação e preocupados com os acontecimentos", completou.

A Turquia iniciou na quarta-feira da semana passada uma ofensiva no nordeste da Síria contra uma milícia curda, que é apoiada pelos países ocidentais na luta contra o grupo Estado Islâmico, mas que Ancara acusa de terrorismo. De acordo com o jornal Handelsblatt, o grupo automobilístico decidiu nos últimos meses instalar na Turquia sua nova fábrica de produção no leste da Europa, e não na Romênia ou Bulgária.

A fábrica representa um investimento de pelo menos 1,2 bilhão de euros e deveria empregar 4.000 pessoas. A escolha do país irritou diversos deputados no Parlamento Europeu, que acusaram a Turquia de prometer a Volkswagen grandes contratos públicos e subsídios contrários à legislação europeia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895