Mundo

Vulcão entra em erupção na Indonésia e autoridades emitem alerta

Não foram registradas vítimas ou danos significativos

Vulcão na ilha de Flores, na Indonésia, entrou em erupção e expeliu uma coluna de cinzas
Vulcão na ilha de Flores, na Indonésia, entrou em erupção e expeliu uma coluna de cinzas Foto : ARNOLD WELIANTO / AFP

Um vulcão na ilha de Flores, na Indonésia, entrou em erupção e expeliu uma coluna de cinzas que atingiu impressionantes 10 quilômetros de altura, conforme informaram as autoridades nesta quarta-feira (15). O monte Lewotobi Laki-Laki entrou em erupção na noite de terça-feira e na madrugada de quarta-feira, lançando materiais vulcânicos muito acima de seu cume de 1.584 metros.

Até o momento, não foram registradas vítimas ou danos significativos. No entanto, as autoridades alertaram moradores e turistas da ilha, localizada no leste da Indonésia, para que permaneçam afastados do monte e se preparem para a possibilidade de uma evacuação.

Risco para aviação

O diretor da agência nacional de vulcanologia, Muhammad Wafid, destacou que a coluna de cinzas da erupção representa um risco para o transporte aéreo. "A coluna de cinzas da erupção poderia interromper operações aeroportuárias e rotas de voo", alertou.

Este mesmo vulcão já havia provocado transtornos em julho, quando lançou uma coluna de cinzas de 18 quilômetros de altura, resultando no cancelamento de 24 voos na ilha vizinha de Bali. A Indonésia, um vasto arquipélago, está situada no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, uma área conhecida pela intensa atividade sísmica e vulcânica.

Veja Também