Wuhan tem retorno prudente às aulas

Wuhan tem retorno prudente às aulas

Estudantes passam por detectores de temperatura e o uso de máscaras é obrigatório

AFP

Alunos têm que seguir rígidas regras no retorno às aulas em Wuhan

publicidade

Os estudantes do último ano das escolas do ensino médio de Wuhan, cidade chinesa onde surgiu a pandemis de Covid-19, retornaram nesta quarta-feira às aulas com medidas que incluem o uso de máscaras, detectores de temperatura e distanciamento social.

"Finalmente, a escola voltou", escreveu uma aluna na rede social Weibo. "É a primeira vez que estou muito feliz de voltar às aulas, apesar de ter prova em dois dias", completou.

Os estudantes sentam em mesas individuais separadas por um metro uma da outra, de frente para os professores. As aulas presenciais foram suspensas em janeiro, com a determinação da quarentena em Wuhan e sua província, Hubei, na região central da China. Como no restante do país, desde então os estudantes tinham aulas online.

Em uma demonstração do nervosismo das autoridades locais, a data de retorno das aulas para as demais séries do ensino médio, assim como para os alunos do ensino fundamental e básico, ainda não foi anunciada.

No restante do país, a retomada das aulas também é progressiva, de acordo com as regiões. Nas gigantescas metrópoles de Pequim e Xangai, apenas os estudantes do último ano do ensino médio voltaram às escolas, visando os exames finais, que foram adiados por um mês, até o início de julho.

Os casos declarados de coronavírus registraram queda expressiva na China nas últimas semanas. Nesta quarta-feira foram anunciados apenas dois contágios, ambos de origem estrangeira.

Nas últimas três semanas não foram registradas mortes. O balanço total do país indica 82.883 casos e 4.633 óbitos.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895