Zelensky: Ucrânia deve vencer para que a Rússia não "avance em Varsóvia ou Praga novamente"

Zelensky: Ucrânia deve vencer para que a Rússia não "avance em Varsóvia ou Praga novamente"

Presidente participou de reunião em Praga com chefes de Estado e pediu mais fornecimento de armas

AFP

publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira que seu país deve lutar contra a invasão da Rússia "para que os tanques russos não avancem sobre Varsóvia ou de novo sobre Praga", durante um discurso aos líderes europeus. 

O líder ucraniano discursou em uma reunião em Praga de chefes de Estado europeus convocada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, a qual também pediu às capitais ocidentais que forneçam mais armas ao seu exército e apliquem mais sanções "para castigar o agressor". 

A Ucrânia reivindicou nessa quarta-feira novas vitórias militares na região de Lugansk (leste). "Agora é oficial. A desocupação da região de Lugansk começou. Várias cidades já foram libertadas do exército russo e as Forças Armadas ucranianas estão hasteando a bandeira", disse o governador ucraniano da região, Serguei Gaidai, no Telegram.

A Ucrânia já havia reivindicado na terça-feira avanços no norte da região de Kherson (sul). Além disso, quase toda a região de Kharkiv (nordeste) está novamente sob controle ucraniano. Isto pode abrir caminho para a libertação de Lugansk, reduto dos separatistas instalados por Moscou desde 2014.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895