Polícia

Agente que matou dois criminosos conta como controlou a situação

A tentativa de sequestro-relâmpago ocorreu nas proximidades da Praça da Encol, em Porto Alegre

Agente que matou criminosos fala sobre o fato
Agente que matou criminosos fala sobre o fato Foto : Fabiano do Amaral
Poucas horas depois de reagir a um sequestro-relâmpago, nesta terça-feira, e matar dois criminosos nas proximidades da Praça da Encol, em Porto Alegre, o agente penitenciário que preferiu não se identificar aceitou falar com o Correio do Povo. Abalado, ele lembrou dos momentos de tensão e de como conseguiu manter o sangue-frio e controlar a situação.

O primeiro assaltante chegou ao seu lado já com o revólver 38 em punho e o mandou passar para o banco de trás, mas não o revistou. Em seguida, o segundo criminoso entrou e sentou no banco do carona.

A caminhonete foi posta em movimento e a todo instante o assaltante que estava dirigindo, com uma arma na mão, o ameaçava, inclusive engatilhando várias vezes o revólver. O carona permanecia com a mão na cintura. "Ele dizia a todo instante para o cúmplice para me queimar (matar) se eu tentasse reagir", lembrou o agente.

Os criminosos rodaram por algumas quadras, entraram na rua Carazinho e dobraram à direita para entrar na rua Antonio Caringe. A via se transforma em uma lomba no meio da quadra. Nesse instante, recordou o agente, o assaltante que estava na direção distraiu-se e foi o momento em que ele aproveitou para pegar a pistola que trazia à cintura.

Com o carro ainda em movimento, o agente desferiu os primeiros tiros no assaltante que estava ao volante. O cúmplice ainda esboçou uma reação, mas não teve tempo de sacar a arma, foi alvejado.

"Depois disso, puxei o freio de mão, fazendo a caminhonete dar uma espécie de cavalo de pau e parar", contou. O dono de um New Beatle (Fusca), que estava parado, esperando para entrar na Carazinho, se apavorou, desligou o carro e saiu correndo a pé, tomando a providência de deixar o carro trancado.

O agente, lotado em uma seção operacional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), foi pego às 17h15min de hoje, no bairro Bela Vista. O funcionário esperava a mulher, dentro do seu Mitsubishi Pajero estacionado na rua Lavras, próximo à Praça da Encol.