Agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais ingressaram na manhã desta sexta-feira na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, para retomar o controle da casa prisional. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a operação foi denominada de Phoenix.
• Leia mais sobre a crise no sistema penitenciário
Ainda não há detalhes sobre o andamento da ofensiva, mas agentes relataram que dois pavilhões, quatro e cinco, onde estão presos membros do Primeiro Comando da Capital, foram dominados pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte.
Durante a Operação Phoenix, os agentes carcerários também vão realizar uma revista nos pavilhões para recolher armas e outros objetos ilícitos que porventura estejam no interior do estabelecimento penitenciário. Desde o dia 14 de janeiro, o clima é de tensão na Penitenciária de Alcaçuz. Vinte e seis detentos foram assassinados durante as rebeliões que ocorreram na unidade, e outros 56 fugiram. Apenas quatro foram recapturados. Há ainda 10 homens feridos, que foram internados no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Agentes penitenciários entram em Alcaçuz para retomar controle de presídio
Forças de segurança dominaram pavilhões que abrigam membros do PCC