Alunos-soldados da BM são apresentados oficialmente na Academia de Polícia

Alunos-soldados da BM são apresentados oficialmente na Academia de Polícia

Comandante-geral não descartou que eles tenham “aulas práticas” nas ruas em três meses

Correio do Povo

Os 1300 alunos-soldados deverão estar nas ruas em até três meses para aulas práticas

publicidade

Os 1,3 mil alunos-soldados, sendo 1.040 da Brigada Militar (BM) e 260 do Corpo de Bombeiro Militar, foram apresentados oficialmente no final da manhã desta quarta-feira em solenidade realizada na Academia de Polícia Militar, na avenida Aparício Borges, no bairro Partenon, em Porto Alegre. A cerimônia teve a presença do governador José Ivo Sartori; do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer; e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, entre outras autoridades. O curso de formação, com 600 horas/aulas, inclui estágios operacionais e terá sete meses de duração, sendo ministrado em Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Osório. O início está previsto para o próximo dia 21. A previsão de formatura dos novos soldados é junho de 2017.

O comandante-geral da BM lembrou que o novo efetivo atuará nas cidades com maiores índices de criminalidade, citando Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Serra e Zona Sul do Estado. O coronel Alfeu Freitas Moreira não descartou que, em três meses, os futuros brigadianos já estejam nas ruas para “terem aulas práticas de policiamento ostensivo, devidamente acompanhados e monitorados”. Nesse sentido, segundo o oficial, as aulas de técnica de policial militar, como uso da arma de fogo, preenchimento de documento operacional e decisão de tiro, entre outras, serão antecipadas dentro do curso de formação. “Eles não serão empregados rotineiramente”, acrescentou.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, os futuros brigadianos devem sair às ruas para enfrentar a violência e criminalidade com firmeza, energia, coragem e determinação, mas que sejam também justos e dignos.

“A BM é o braço armado do Estado para cumprir a lei e para que se faça cumprir a lei. Honrem essa farda”, conclamou aos alunos-soldados. “A BM é reconhecida e respeitada”, recordou. Ele lembrou ainda que a área da segurança pública foi a única contemplada com aumento de recursos, estimado em quase 20%, no orçamento estadual do próximo ano. “É prioridade desse governo”, assinalou.

Já o governador José Ivo Sartori destacou que os futuros policiais militares devem buscar o engajamento e espírito público em prol da sociedade. “Que seja a caminhada de cada um de vocês. Cada um de vocês vai cumprir um papel público, um papel institucional. Sejam leais à missão de proteger o povo e zelar pelas pessoas, cuidando do maior patrimônio que é a vida”, afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895