Um homem de 32 anos foi detido, nesta sexta-feira, por maus tratos a animais em Teutônia, no Vale do Taquari. De acordo com a Brigada Militar, ele desferiu um golpe de facão na cabeça de um cachorro da raça pitbull. O preso é um apenado do regime semiaberto.
Após denúncias anônimas, uma guarnição do 40º BPM foi despachada para atender a ocorrência, na rua Osvaldo Dienstmann, no bairro Canabarro. Os relatos davam conta que um cão estava quase à beira da morte após ter sido agredido pelo dono.
Ali, os policiais encontraram o animal da raça pitbull desnutrido e com um corte profundo entre o pescoço e a cabeça. O ferimento havia sido causado por um golpe de facão, desferido pelo suposto tutor do cachorro, que confessou o crime. Ele não soube explicar o motivo da agressão e foi detido em flagrante.
Os voluntários da Associação Protetora de Animais de Teutônia (Apante) acompanharam a diligência. Eles resgataram o cão e o encaminharam para atendimento veterinário.
O estado de saúde do animal é considerado grave, porém estável. A expectativa é que, após a recuperação, o pet consiga ser adotado por outra pessoa.
A ficha policial do preso soma registros por tráfico e posse de entorpecentes. O criminoso já cumpria pena em regime semiaberto, com tornozeleira eletrônica. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil e teve lavrado o auto do flagrante.