Um homem de 27 anos apontado como matador de aluguel foi preso em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Ele era procurado há quase 5 anos, quando teria assassinado duas mulheres, mãe e filha, em Casca, no Norte gaúcho. A prisão dele ocorreu na noite de quarta-feira, mas a Polícia Civil confirmou a informação nesta quinta.
De acordo com a 3ª Delegacia de Homicídios (DHPP), o foragido se escondia na casa de familiares, no bairro Canudos. A investigação aponta que, na época do crime, ele foi contratado para cometer o duplo homicídio. Outras seis pessoas já tinham sido presas por envolvimento no crime, que teria sido motivado por brigas entre famílias em relação a dinheiro.
“O foragido foi responsável, de acordo com as investigações, pela prática de um crime repugnante. Uma família foi totalmente destruída. Mãe e filha friamente emboscadas e assassinadas. Por isso, não poupamos esforços para garantir que, após cinco anos à margem da Justiça, ele possa ser criminalmente responsabilizado”, afirmou o delegado titular da 3ª DHPP, Thiago Zaidan.
- Com ocorrências em queda, 31º BPM ganha prêmio de melhor resultado de indicadores da criminalidade
- Tribunal de Justiça Militar do RS conhece projeto de reforma do Centro Histórico Coronel Pillar de Santa Maria
Relembre o crime
Os fatos aconteceram em 14 de junho de 2020. Na data, Neusa Maria Rapkievicz, 56 anos, e a filha, Ana Paula Rapkievicz, 32, foram mortas a tiros quando chegavam na propriedade rural onde moravam, na localidade de Capela Geral Velha, em Casca.
Em setembro do mesmo ano, três pessoas apontadas como mandantes, incluindo o ex-genro de uma das vítimas, foram presas em Casca. Um quarto envolvido, que teria atuado como atirador, foi detido em Guaporé. Outros dois suspeitos já estavam recolhidos no sistema penitenciário.
O homem preso na ação da 3ª DHPP em Novo Hamburgo era o único envolvido no crime que ainda não havia sido localizado. Após as formalidades legais, ele foi encaminhado a uma unidade prisional.