Polícia

Associação criminosa responsável por furto de caixas eletrônicos é alvo de ação da Polícia Civil

Três pessoas foram presas em Santa Catarina na Operação Caixa Forte

Três pessoas foram presas na Operação Caixa Forte, que tem como objetivo de reprimir o furto a caixas eletrônicos
Três pessoas foram presas na Operação Caixa Forte, que tem como objetivo de reprimir o furto a caixas eletrônicos Foto : Polícia Civil

A Polícia Civil, na quarta-feira, através da 1ª Delegacia de Roubos e Extorsões (1ªDR), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou a Operação Caixa Forte no Estado de Santa Catarina, com o objetivo de reprimir o furto a caixas eletrônicos. Três pessoas foram presas.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Roubos e Extorsões (DR/Deic), da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville e da Delegacia de São João Batista, na identificação e qualificação dos autores, bem como no apoio do cumprimento das ordens judiciais naquele Estado.

Duas equipes da 1ª DR/Deic, deslocaram-se ao Estado de Santa Catarina e, com o apoio das delegacias locais, cumpriram as ordens judiciais nas cidades de Joinville, São Francisco do Sul e São João Batista. Nas diligências, foram presos preventivamente os três investigados, todos com antecedentes policiais relacionados a crimes patrimoniais. Além disso, foram apreendidos veículos e objetos relacionados ao fato criminoso.

A investigação teve início após uma tentativa frustrada de furto a um caixa eletrônico ocorrida no início de junho, no centro da cidade de São Leopoldo/RS. O caixa eletrônico estava no interior de um estabelecimento comercial que atua na concessão de créditos pessoais. Os autores do delito adentraram o estabelecimento no final de semana, pulando um muro de um terreno vizinho e arrombando a porta dos fundos. Ainda cobriram a porta de vidro do local com tinta spray branca para não serem vistos.

Contudo, por circunstâncias alheias, não obtiveram êxito no arrombamento do caixa eletrônico, pois uma pessoa percebeu a movimentação suspeita e acionou a polícia. Os suspeitos conseguiram fugir e não foram identificados naquele momento. No decorrer das investigações, foi possível identificar três indivíduos que praticaram a tentativa de furto, todos oriundos do Estado de Santa Catarina.

A Polícia Civil reforça o compromisso de atuar de forma incisiva contra crimes patrimoniais e seus desdobramentos, garantindo mais segurança à população gaúcha. Após as formalidades de praxe, todos foram encaminhados ao sistema prisional do Estado de Santa Catarina, onde permanecem à disposição da Justiça.

Veja Também