Bento Gonçalves conta com mais de 450 câmeras de videomonitoramento

Bento Gonçalves conta com mais de 450 câmeras de videomonitoramento

A previsão é que em janeiro ocorra instalações de mais de dez câmeras, sendo na Via del Vino, Walter Galassi e na Dr Bartholomeu Tacchini

Angélica Silveira

Nesta semana um equipamento foi instalado na praça Walter Galassi

publicidade

A Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves (SEMSEG) e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), instalaram nesta semana uma nova câmera de videomonitoramento na esquina da Praça Walter Galassi, na rua Marechal Deodoro.

O processo de instalação dos equipamentos está ocorrendo dentro do Planejamento estratégico do Projeto Sentinela. As câmeras são controladas de forma remota pelo Centro Integrado de Operações da Brigada Militar, podendo ter alcance de 250 metros.

O investimento em segurança através do videomonitoramento inclui não apenas as praças, mas outras localidades do município, que hoje já conta com 481 câmeras espalhadas em diferentes pontos da cidade, onde também ocorre o cercamento eletrônico. A previsão é que em janeiro ocorra instalações de mais de dez câmeras, sendo na Via del Vino, Walter Galassi e na Dr Bartholomeu Tacchini.

Atualmente as equipes já estudam ainda a viabilidade de novas instalações dos equipamentos em outros pontos, incluindo trecho do túnel na BR-470, Cemitério São Roque e Praça Centenário. O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho explica que o videomonitoramento concentra-se na observação contínua da área e na possibilidade de revisar as imagens posteriormente para fins de investigação ou análise. “Criar uma sensação de tranquilidade envolve não apenas a implementação de medidas de segurança eficazes, mas também a comunicação transparente sobre essas medidas, a fim de promover um ambiente onde as pessoas se sintam protegidas e à vontade”, comenta.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895