Polícia

BM informa que contratação de policiais para segurança em escolas ficará para 2011

Projeto deverá passar pela avaliação do Poder Legislativo

Devido à legislação eleitoral, os cerca de 500 policiais que aderiram ao Programa de Demissões Voluntárias (PDV) entre 1996 e 1997 para a segurança nas escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana serão contratados somente em 2011. A informação é do chefe do Estado Maior da Brigada Militar (BM), coronel Hildebrando Sanfelice: "Para esse ano, com certeza não serão contratados. Até porque ela (a governadora) assinou o projeto, mas ainda tem que mandar para os deputados", explica.

Na segunda-feira, o subcomandante da BM, coronel Jones Calixtrato, havia anunciado, em entrevista ao programa Guaíba Cidades, da Rádio Guaíba, que o grupo seria admitido em breve. O projeto de alteração da lei que previu o PDV está na Casa Civil.

Enquanto a contratação não acontece, Sanfelice afirma que as escolas terão reforço dos 1,5 mil novos policiais que já estão na ativa. Também haverá apoio dos setores de inteligência da BM. A atividade de policiais à paisana não está descartada, mas deve ser definida em reuniões entre as direções das escolas e os comandantes de cada batalhão.