A Brigada Militar apreendeu 223,6 quilos de cocaína em Itaqui, na divisa com a Argentina. Os entorpecentes estavam no interior de um imóvel, na área central do município da Fronteira Oeste. A apreensão ocorreu na terça-feira, mas foi divulgada hoje.
De acordo com a corporação, a ação decorre de informações coletadas pelo Serviço de Inteligência do 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (2° BPAF). Na ocasião, foi constatado que um grupo criminoso fazia armazenagem de drogas e munições em uma casa abandonada. Em um primeiro momento, os soldados utilizaram uma janela entreaberta na estrutura para avisar os ilícitos.
O imóvel fica localizado em frente a uma escola de educação infantil, na rua Davi Canabarro. Não havia ninguém no local, entretanto, ali foram encontrados 215 tabletes de cocaína que pesaram quase 224 quilos. Houve ainda apreensão de um tijolo de crack, com peso superior a 1 quilo, balanças de precisão e uma antena de rádio amador, além de 78 munições calibre 7.62 e mais 59 munições calibre 5.56.
o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Extremo Oeste (CRPO-EO), coronel André Stein, explica que as diligências ocorreram no âmbito da Operação Proscriptus. A ofensiva foi deflagrada na esteira da ampliação do efetivo da BM em Itaqui, medida implementada após a morte de um traficante, no dia 29 de julho, gerar inquietações no crime organizado da região.
“Em razão da hostilidade de grupos criminosos nos últimos dias, reforçamos o policiamento na região através dessa ofensiva. Isso é uma resposta da Brigada Militar frente aos últimos acontecimentos em Itaqui”, afirmou o coronel André Stein.