BM realiza ação para combater crime organizado no Morro Santa Tereza

BM realiza ação para combater crime organizado no Morro Santa Tereza

Polícia busca coibir tráfico e tiroteios na área da Vila Gaúcha

Nereida Vergara

BM precisa enfrentar vielas estreitas e de difícil acesso

publicidade

Na noite de terça feira, a Brigada Militar realizou uma operação destinada a fazer capturas e apreensão de armas na Vila Gaúcha, também conhecida como Buraco Quente, no Morro Santa Teresa, Zona Sul de Porto Alegre. De acordo com o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital, coronel Kléber Goulart, a operação teve por objetivo coibir o tráfico e o roubo de veículos, numa área de fácil evasão de suspeitos.

A ação ocorre depois de tiroteios registrados na região no último domingo, inclusive contra uma viatura da BM. “Hoje tivemos denúncia de novos disparos e por isso voltamos à vila. A situação no momento é tranquila, a vila não está conflagrada e nem registramos a ocorrência de toque de recolher, como chegou a ser divulgado. A Brigada veio dar sua resposta aos criminosos e vai voltar outras vezes, sempre de surpresa”, afirmou.

Na subida da vila, que levou a uma área aberta em cima do morro, nas cercanias de um matagal, ficou clara a dificuldade de atuação dos policias, que precisam enfrentar vielas estreitas, sem iluminação e com calçamento precário. “A região possui muitas rotas de fuga, geralmente a BM é recebida a tiros quando chega ao local. Os bandidos costumam vir até esta área aberta (aparentemente de um campo de futebol) e se evadem ou para dentro das moradias ou para o mato, onde fica muito difícil de fazer uma captura”, declarou o responsável pela policiamento da área, capitão Alex Mori.

Mori disse também que a ação tem o papel de garantir a segurança e trazer paz aos moradores da vila, em sua maioria trabalhadores. “Eles não são coniventes com o crime mas são oprimidos pelas demonstrações de força dos traficantes”, concluiu. A operação não tinha horário para terminar. O balanço de aprensões e prisões poderá ser conhecido nesta quarta-feira

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895