BM reforça policiamento ostensivo com a Operação "Inpulsa" em Porto Alegre

BM reforça policiamento ostensivo com a Operação "Inpulsa" em Porto Alegre

Ação ocorre devido ao movimento intenso provocado pela retomada das atividades econômicas 


Felipe Samuel

A ofensiva deve durar 20 dias e terá a atuação de 150 policiais militares

publicidade

Após meses de cidades mais vazias, por causa das restrições de prevenção ao novo coronavírus, Porto Alegre e região Metropolitana voltam a registrar movimento intenso com a retomada das atividades econômicas. Para manter a segurança, a Brigada Militar decidiu reforçar o policiamento ostensivo, por meio da Operação "Inpulsa", que significa choque, em latim.

A ofensiva, que deve durar 20 dias, terá a atuação de 150 policiais militares dos batalhões de choque (1º BPChq, 2º BPChq, 3º BPChq, 4º BPChq e 5º BPChq) e 50 viaturas. A abertura da operação aconteceu na Academia de Polícia Militar, com a presença do vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior. 

O vice-governador e secretário da Segurança Pública explica que o objetivo é garantir que os indicadores de criminalidade deste ano sejam iguais ou melhores do que os de 2019, considerado 'o melhor ano da década'. Na avaliação do secretário, a área da segurança 'vive momento bom', mas o final do ano sempre é marcado por crescimento de crimes patrimoniais. "Estávamos com distanciamento controlado, e agora começa a abertura aos poucos. Para evitar que a gente possa ter novembro e dezembro de aumento de criminalidade, a BM planejou essa ação", afirma.

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, na Capital os PMs - oriundos de cinco Batalhões de Choque - vão garantir visibilidade ao policiamento em regiões específicas, como Centro Histórico, e nas divisas entre municípios. "As operações serão realizadas em locais em que existem problemas de violência e criminalidade", destaca. Conforme o oficial, quem andar por Porto Alegre vai notar a presença dos policiais. "O mal-intencionado que circular pela cidade vai ver que ela está muito bem policiada. Isso tudo somado ao policiamento normal dos batalhões", acrescenta. O reforço veio das cidades de Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895