Câmera flagra furto de livros em livraria de Porto Alegre; veja vídeo

Câmera flagra furto de livros em livraria de Porto Alegre; veja vídeo

Suspeita é que crime tenha sido cometido por um cliente assíduo da Livraria Taverna

Correio do Povo

publicidade

O furto de sete livros por um suposto leitor foi registrado pelas câmeras de monitoramento da Livraria Taverna, que funciona há cerca de 2,5 anos na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. Nas imagens, o indivíduo de boné, que aparenta ser um idoso, escolhe e coloca as obras dentro das calças.

O proprietário do estabelecimento, Ederson Lopes, contou que o furto ocorreu na tarde dessa quinta-feira. “Esse senhor já frequentava a livraria com alguma frequência. Ele vai duas vezes por semana”, observou, mas ninguém sabe o nome. “Ele subiu no segundo andar, no mezanino, e aproveitou que não tinha ninguém, subtraiu sete livros e colocou embaixo da roupa, na calça. Ninguém viu nada nesse momento”, relatou.

“Ele saiu da livraria e andou uns metros e aqui na Travessa dos Cataventos começou a tirar os livros. O pessoal que trabalha no café ao lado viu e nos ligou sobre a atitude meio estranha”, contou. A confirmação do furto ocorreu então com a análise das imagens das câmeras de monitoramento.

Ederson Lopes não descartou que outras obras foram levadas nas ocasiões anteriores que o homem esteve na livraria. Agora serão examinados os últimos 30 dias de imagens. “Talvez ele tenha feito isso outras vezes”, disse. As obras escolhidas, constatou, são de filosofia, sociologia, antropologia e história. “Talvez porque são livros mais caros”, afirmou, referindo-se a uma possível revenda. “É muito lamentável e surpreendente”, desabafou Ederson Lopes, que vai registrar a ocorrência na 1ª DP, que fica na região. O proprietário calculou um prejuízo de cerca de R$ 500. “É bastante frustrante”, admitiu. “É a primeira vez que a gente presencia isso”, acrescentou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895