Polícia

Castro fala em “sucesso” de megaoperação no Rio e considera que “apenas policiais foram vítimas”

Defensoria Pública fala em 132 mortos em ofensiva contra o Comando Vermelho

Castro fala em “sucesso” de megaoperação no Rio e considera que “apenas policiais foram vítimas”
Castro fala em “sucesso” de megaoperação no Rio e considera que “apenas policiais foram vítimas” Foto : Pablo Porciuncula / AFP

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira e falou que a Operação Contenção, realizada contra o Comando Vermelho, foi um sucesso. Além disso, Castro declarou que apenas policiais foram vítimas na ofensiva, em referências aos quatro agentes mortos.

Oficialmente, o governo do RJ tem o número de 58 mortos, mas a Defensoria Pública do Rio relatou que há 132 pessoas mortas na operação, incluindo os quatro policiais. O número, porém, pode ser maior porque corpos foram retirados de uma zona de mata próxima ao Complexo da Penha.

"Os estados ou cidades que não sofrem problemas de segurança pública irão começar a sofrer. O Rio de Janeiro sai na frente, na perspectiva de entender o seu papel. Demos um duro golpe na criminalidade e mostramos que temos condições de fazer o nosso papel. O Rio de Janeiro não tem medo de falar sobre o que aconteceu”, disse Castro.

Veja Também

Castro ainda deu mais detalhes da operação Contenção. “Foi uma operação de cumprimento de mandados judiciais, mais de um ano de investigações. Foram 60 dias de planejamento. Temos muita tranquilidade para defender o que foi feito ontem”, reiterou.

O governador fluminense disse que recebeu ligações de diversos executivos de outros estados, incluindo Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. “Os governadores com quem falei se solidarizaram e reconheceram a coragem do Rio de Janeiro de dar o pontapé inicial para resolver este problema”, contou.