Chega a 116 total de presos retidos em delegacias da região Metropolitana

Chega a 116 total de presos retidos em delegacias da região Metropolitana

Motivo é a falta de vagas no sistema prisional do Rio Grande do Sul

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) registra 116 presos em delegacias de Pronto Atendimento de municípios da região Metropolitana, nesta sexta-feira. O motivo é a falta de vagas no sistema prisional do Rio Grande do Sul.

Conforme a Susepe, há 105 detidos aguardando encaminhamento para presídios em Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Outros 11 estão no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na zona norte de Porto Alegre.

Em situações de falta de vagas, o ônibus-cela da Susepe, conhecido como Trovão Azul, também se tornou alternativa. Consultada, a assessoria de comunicação do Comando Policiamento da Capital da Brigada Militar não soube informar o número de detentos no veículo no dia de hoje.

Uma das soluções anunciadas, recentemente pelo governo do RS, é a instalação de um Centro de Triagem. Pelo acordo firmado, os militares fornecem mão de obra especializada, com cerca de 40 homens de diversas unidades.

O primeiro centro de triagem, que vai comportar 84 detentos, fica em uma estrutura na zona Leste da Capital que já abrigou apenadas do regime semiaberto. O terreno é de propriedade da Susepe. O centro mede 230 metros quadrados de área construída, dividida em dois blocos e seis alojamentos com grades nas portas e teto.

A administração do espaço fica a cargo da Susepe, com cerca de 40 servidores. Depois de concluído o espaço, serão necessários outros dez dias para que os detentos possam ser recebidos. A conclusão do CT está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895