Com 420 vagas, presídio de Bento Gonçalves deve ser inaugurado até janeiro

Com 420 vagas, presídio de Bento Gonçalves deve ser inaugurado até janeiro

Segundo o secretário Cezar Schirmer, Estado negocia ainda permuta de mais dois presídios e construção de ala de segurança máxima em Charqueadas

Correio do Povo

Obras do presídio de Bento Gonçalves devem ser concluídas até janeiro

publicidade

A nova penitenciária em Bento Gonçalves, com 420 vagas, localizada no bairro Barracão, deve ser inaugurada em dezembro de 2018 ou janeiro de 2019. A previsão é do secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, que comentou sobre o presídio da Serra, após a cerimônia de oficialização da permuta para a construção de um presídio em Sapucaia do Sul com 600 vagas.

A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Duas outras casas prisionais, também por meio do processo de permuta, estão sendo negociadas pelo governo do Estado: uma em Vacaria e outra em Erechim. Já a recém inaugurada Penitenciária Estadual de Porto Alegre deve receber os primeiros apenados nos próximos dias. Cezar Schirmer antecipou também que a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) terá uma ala dotada de um reforço máximo de segurança.

Sobre o futuro presídio em Sapucaia do Sul, com 8,8 mil metros quadrados de área construída no bairro Carioca, ao lado do Parque Zoológico, Cezar Schirmer disse que as obras começam imediatamente e devem durar em torno de oito meses. A inauguração do local ocorreria após 60 dias. A concepção arquitetônica segue o mesmo modelo da Penitenciária Estadual de Canoas e da Penitenciária Estadual de Porto Alegre, mas terá um diferencial: um muro alto de contenção extra no entorno do prédio.

Pela permuta, a empresa Verdi Sistemas Construtivos receberá a área, avaliada em R$ 40,5 milhões, onde ficava o Ginásio da Brigada Militar, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre, que foi parcialmente destruído por um temporal no ano passado. A empresa ficará ainda com nove imóveis ociosos do Instituto de Previdência do Estado, com valor de R$ 3,7 milhões. “É uma obra dentro do conceito que pretendemos para o sistema penitenciário gaúcho: casas de médio porte, regionalizadas, utilizando o que há de mais moderno em termos de engenharia prisional”, declarou o secretário.

Sobre o perfil dos detentos que ficarão em regime fechado em Sapucaia do Sul, ele garantiu que não serão encaminhadas as lideranças de facções criminosas e que o controle e disciplina ficarão com o poder público. Já o prefeito de Sapucaia do Sul, Rogério Link, explicou a razão do município ter aceitado um estabelecimento prisional. “É uma política de segurança pública necessária”, justificou. “As contrapartidas também são generosas: um quartel e uma segunda delegacia, que agregam mais efetivos e isso vai aumentar a segurança do município”, previu. O município de Sapucaia do Sul ganhará o quartel da Brigada Militar e uma delegacia da Polícia Civil.

Por outro lado, a Secretaria da Segurança Pública planeja ainda a ampliação de 142 vagas prisionais junto a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, a reforma do ginásio e pista de atletismo da Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, e a construção do Complexo de Educação Física da Academia de Polícia Militar, além da construção do prédio de apoio ao Complexo de Educação Física da Academia de Polícia Militar, na Capital.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895