Com mais três óbitos por dengue confirmados, RS chega a 20 mortes pela doença em 2024

Com mais três óbitos por dengue confirmados, RS chega a 20 mortes pela doença em 2024

Vigilância em Saúde confirmou nesta terça-feira óbitos ocorridos em São Leopoldo, Santa Rosa e Iraí

Correio do Povo

Estado registra 17.726 casos de dengue em 2024

publicidade

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou nesta terça, 12, mais três óbitos por dengue no Rio Grande do Sul. Com esses casos, o Estado chega a 20 mortes em decorrência da doença neste ano.

A morte mais recente confirmada ocorreu na última sexta-feira, 8. Trata-se de um homem, de 76 anos, residente em Iraí. Outra morte confirmada é de uma mulher de 81 anos, residente em Santa Rosa, que faleceu na última quarta-feira, 6. A outra paciente era uma mulher de 58 anos, moradora de São Leopoldo, que faleceu em 22 de fevereiro. As três pessoas possuíam comorbidades.

O município de Iraí apresenta incidência de 5.685 por 100.000 habitantes de casos prováveis de dengue. Santa Rosa apresenta incidência de 3.403 por 100.000 habitantes e São Leopoldo tem incidência de 820 por 100 mil habitantes casos prováveis de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Medidas de prevenção

Outra orientação é reforçar medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada. São ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Situação epidemiológica

Neste ano, Rio Grande do Sul já registra 17.726 casos confirmados, dos quais 15.065 são autóctones, que é quando contágio aconteceu dentro do Estado.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895