Comando Ambiental da BM apreende 60 toneladas de tainha em São Lourenço do Sul

Comando Ambiental da BM apreende 60 toneladas de tainha em São Lourenço do Sul

Quatro pescadores de duas embarcações foram presos em flagrante

Correio do Povo

Houve ainda aplicação de multas de R$ 2 milhões pelo Ibama aos responsáveis

publicidade

Cerca de 60 toneladas de tainha foram apreendidas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no município de São Lourenço do Sul. Houve quatro prisões durante a operação Predador realizada na madrugada de sábado passado. A ação teve a participação do Ibama, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Secretaria da Agricultura do Estado, Comando Rodoviário da Brigada Militar, 5º BPChq e 30º BPM.

Os policiais militares ambientais flagraram um trapiche clandestino onde havia duas embarcações em atividade de pesca ilegal na região. As embarcações estavam descarregando os peixes em duas carretas com apoio de um caminhão truck. Além da tainha, várias peças de bagre, ameaçado de extinção, foram recolhidas.

Os peixes foram capturados com método de pesca ilegal, sendo que a rede utilizada, com seis quilômetros de extensão, é duas vezes maior que a permitida dentro da Laguna dos Patos. Uma das embarcações não possuía licença ambiental e os dois caminhões estavam sem nota fiscal do produto.

Os quatro homens foram presos por crime ambiental, pois não tinham licença e pela modalidade de pesca e com quantidade excessiva de rede utilizada foram aplicadas multas de R$ 2 milhões pelo Ibama aos responsáveis. Parte do pescado foi doado ao programa Mesa Brasil Sesc-Rede Nacional Banco de Alimentos.

A operação Predador focou a atenção na pesca da tainha na Laguna dos Patos nos últimos 30 dias com ênfase nas duas últimas semanas na observação e monitoramento das embarcações que atracaram na cidade. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895