Polícia

Combate ao desmatamento marca os 21 anos do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, em Passo Fundo

Unidade atua em 130 municípios do Alto Uruguai, Norte e Noroeste

Tenente-coronel Bohrer saúda coronéis Carlos Alberto Cardoso de Aguiar e Rogério Schmidt Navarro, respectivamente, no aniversário do 3º BPAmb
Tenente-coronel Bohrer saúda coronéis Carlos Alberto Cardoso de Aguiar e Rogério Schmidt Navarro, respectivamente, no aniversário do 3º BPAmb Foto : BM / CP

O aniversário de 21 anos do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) reuniu civis e militares em Passo Fundo, nessa terça-feira. A unidade responde por 130 municípios do Alto Uruguai, Norte e Noroeste, sendo pioneira em patrulhamento especializado no Rio Grande do Sul.

Além de Passo Fundo, o efetivo tem postos em Erechim, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Carazinho e Nonoai. Segundo a Brigada Militar, trabalha nos eixos operacionais e educativos, com foco na preservação dos recursos naturais, sustentabilidade e conscientização.

“Nosso objetivo é preservar a natureza, coibindo desmatamento e caça ilegais, além de incentivar a proteção do meio-ambiente. O auxílio da população, via denúncias, é fundamental”, afirma o comandante do 3º BPAmb, tenente-coronel Jarbas Luiz Bohrer.

Em 2025, o efetivo atendeu mais de 3,9 mil ocorrências. Foram constatados 396 hectares de desmatamento na Mata Atlântica, somados a outros 1,2 mil empreendimentos poluidores. Destes, 357 receberam autuações.

As apreensões somaram 32 mil metros de redes de pesca e 16 armas, junto ao resgate de 580 aves e fiscalização de 307 casos de maus-tratos contra animais. Mais de 1,9 pessoas estiveram em palestras e aulas da corporação.

Veja Também