Comitiva do Equador visita Secretaria de Segurança Pública para conhecer o Programa RS Seguro

Comitiva do Equador visita Secretaria de Segurança Pública para conhecer o Programa RS Seguro

Equipe do país vizinho busca informações sobre gestão para aprimorarem a segurança dos equatorianos

Correio do Povo

publicidade

Uma comitiva da área de segurança pública do Equador esteve na Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira. O grupo participou de reuniões estratégicas sobre o Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública RS Seguro. Na série de encontros, eles conheceram as boas práticas implantadas pelo programa para reduzir os indicadores de criminalidade locais. A comitiva também participou de reuniões no Gabinete Executivo do RS Seguro e em unidades especiais das forças de segurança, como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Na SSP foram abordadas ações de inteligência em segurança pública e o alinhamento de doutrinas e de comunicação entre as agências de inteligência das instituições vinculadas. Os principais pontos de diálogo foram em torno da prevenção de atividades criminosas e do uso da inteligência para a captação de informações, com segurança jurídica, que pudessem robustecer a condução de inquéritos policiais.

Já no âmbito do acompanhamento das estatísticas criminais, o principal assunto foi a aproximação entre os gestores locais e os gestores centrais, para alinharem boas práticas e desafios que possibilitam a atuação rápida para conter atividades criminosas e a manutenção da redução dos indicadores de criminalidade. Além das reuniões contínuas, a implantação de uma ferramenta de acompanhamento diário da evolução das estatísticas criminais tiveram destaque no âmbito de ações imediatas para coibir atividades criminosas.

O levantamento de informações históricas para mapear a concentração do crime em todo o Estado, qualificando a gestão de recursos humanos e materiais foi apontada como uma das principais boas práticas implementadas pelo RS Seguro.

Assim como o RS Seguro foi inspirado nas experiências do Compstat, o sistema de gestão e análise da mancha criminal implantado em Nova York (EUA), a troca de experiências entre o Rio Grande do Sul e outros países da América Latina busca a melhoria da segurança pública em todo o continente, trazendo benefícios para moradores, investidores e turistas.

A comitiva equatoriana acompanhou a reunião mensal do RS Seguro para compreender a dinâmica de apresentação da evolução dos dados regionais, que resultaram em quedas históricas nos indicadores de criminalidade no Estado.

Um desafio apresentado pelos equatorianos converge com um dos principais empenhos do governo gaúcho: a garantia de punição para atividades criminosas. Em março, na reunião entre os Estados do Sul e Sudeste (Cosud) realizada em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite, acompanhado dos demais governadores integrantes do consórcio, sugeriram alterações legislativas para manter lideranças criminosas presas, isolando o contato delas com seus comparsas e quebrando a cadeia do crime.

As propostas foram entregues aos chefes da Câmara e do Senado e também ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, buscando o comprometimento dos poderes federais no movimento iniciado pelos governadores para aprimorar a segurança pública e alcançar resultados cada vez mais expressivos na redução da criminalidade.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895