Confirmada prisão preventiva de pais do adolescente suspeito de planejar ataque em escola em Maquiné

Confirmada prisão preventiva de pais do adolescente suspeito de planejar ataque em escola em Maquiné

Menor encontra-se recolhido em uma unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS)

Correio do Povo

publicidade

A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil confirmou nesta terça-feira a prisão preventiva dos pais do adolescente, de 14 anos, flagrado no último dia 11 com material de cunho neonazista e fascista na residência em Maquiné, no Litoral Norte. “Eles serão ouvidos novamente para maiores detalhes”, adiantou o diretor do Grupamento de Operações Especiais da CORE, delegado Marco Antônio Duarte de Souza. O menor, que planejava um ataque a uma escola da cidade, encontra-se recolhido em uma unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS).

A descoberta do plano de ataque em Maquiné ocorreu após a detenção de um jovem que pretendia fazer um ataque no Paraná. As autoridades paranaenses apuraram as ligações dele com outros no país, incluindo o adolescente gaúcho. A investigação mobilizou então a CORE, incluindo o trabalho dos delegados Gabriel Bicca e Bolívar Llantada.

Na casa do jovem, a equipe tática da CORE apreendeu um simulacro de arma de fogo, uma espingarda de pressão, facas, soqueiras, fardas camufladas, fotos e bandeiras nazistas e fascistas, toucas ninjas, luvas, camisetas, capacetes, livros, documentos, discos rígidos de computadores e telefones celulares.

Houve então a constatação de que os pais do menor também eram adeptos do discurso de ódio e da doutrina neonazista. Os pais e o filho foram indiciados por apologia ao nazismo, sendo que menor responde ainda por ato infracional análogo a terrorismo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895