No texto, o governo americano alerta que a greve afetou a segurança em destinos turísticos e de comércio popular em Salvador e que foram registrados saques a lojas, arrastões e bloqueio de ruas e estradas. "Até o momento, não houve relatos de violência contra cidadãos americanos na área. As forças de segurança nacional do Brasil foram chamadas para manter a ordem e, segundo consta, já estão destacadas na cidade”, acrescenta.
Foram registradas mais de 80 mortes na Bahia desde o início da paralisação da Polícia Militar do estado. A Justiça decretou a greve ilegal e expediu 12 mandados de prisão. O movimento começou na última quarta-feira.
Outra orientação do Departamento de Estado norte-americano é para que os turistas norte-americanos e aqueles que moram no Brasil se cadastrem no Programa Inteligente de Registro de Viajantes para receber informações sobre segurança no país.