A Delegacia de Combate à Intolerância (DPCI) vai mudar de endereço em Porto Alegre. A expectativa da Polícia Civil é realocar a unidade, em um período de até seis meses, para uma casa na avenida Protásio Alves, no bairro Petrópolis. Esse imóvel costumava abrigar a 8ª Delegacia de Polícia, sendo apontado como centro de tortura nos anos 1970, durante o Regime Militar.
A estrutura será readaptada antes da mudança. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), quatro empresas participaram do edital de execução das obras, publicado em 23 de setembro. A proposta de menor preço ainda está sob análise técnica e não há prazo de divulgação do resultado.
"Foi uma opção muito feliz, além de fundamental para fins de memória e justiça. Esse lugar já registrou bastante dor e sofrimento. Inclusive, temos informações que grupos de minorias, que são o público que a gente atende, estiverem ali. Agora, essas pessoas vão ser atendidas no local de forma humanizada. Isso mostra que a própria Polícia Civil está preocupada em reescrever essa história e em preservar a memória das vítimas, se colocando como protagonista desse processo”, afirmou o delegado titular da DPCI, Vinicius Nahan.
Atualmente, a DPCI está localizada na avenida 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem intervalo ao meio-dia.
Inaugurada em 10 de dezembro de 2020, a DPCI possui estrutura especializada no combate aos crimes de intolerância motivados por cor, raça, etnia, religião, procedência, deficiência, orientação sexual ou identidade de gênero, além do enfrentamento a grupos extremistas. Também atua de forma preventiva e educativa, promovendo ações de conscientização junto à comunidade e instituições públicas e privadas. O objetivo é fortalecer a cultura de respeito aos direitos humanos, incentiva a denúncia e o enfrentamento de práticas intolerantes, bem como articula parcerias com órgãos de justiça, educação e movimentos sociais para ampliar o alcance de suas ações.