Denarc anuncia 35ª prisão na operação que investiga facção envolvida com golpe dos nudes

Denarc anuncia 35ª prisão na operação que investiga facção envolvida com golpe dos nudes

Foragida foi localizada pelos policiais civis na cidade catarinense de Chapecó

Correio do Povo

Mulher servia como 'laranja' da organização criminosa, emprestando CPF e conta bancária para depósitos das vítimas

publicidade

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil anunciou a 35ª prisão na operação Cantina, que apura a atuação de uma célula de uma facção criminosa que praticava lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, além de extorsão e corrupção de menores mediante o golpe dos nudes. O mais recente suspeito detido é uma mulher, de 21 anos, que foi localizada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

Segundo o delegado Rafael Liedtke, a jovem estava foragida e encontrava-se escondida no interior do apartamento do pai dela naquele município catarinense. A prisão teve apoio dos policiais civis locais e contou inclusive com a presença de um advogado.

“A mulher, que não possui antecedentes, servia como 'laranja' da organização criminosa, emprestando CPF e conta bancária para depósitos efetuadas pelas vítimas do grupo, retendo seu percentual de participação nos lucros e pulverizando os demais valores, a maior parte para as lideranças do grupo criminoso”, detalhou.

Na operação Cantina, cuja primeira fase ocorreu na última segunda-feira, estão sendo investigados os crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte ilegal de munições e armas de fogo, extorsões, receptações e corrupção de menores. A segunda etapa aconteceu depois na Penitenciária Estadual de Porto Alegre, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas e na Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul. O grupo criminoso atuava no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ao menos 80 vítimas foram lesadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Goiás e Paraíba. Os prejuízos somam em torno de R$ 450 mil. Uma única vítima perdeu R$ 100 mil. O trabalho investigativo do Denarc apurou que uma adolescente, de 17 anos, de Sapiranga, foi aliciada para expor o próprio corpo nas conversações com as vítimas do golpe dos nudes.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895