CEEE e Polícia Civil identificaram, nesta terça-feira, um “gato” de energia elétrica em um hotel na rua Marechal Floriano, no Centro de Porto Alegre. O abastecimento ocorria por meio de um conduto subterrâneo, chegando até um disjuntor e ao relógio medidor.
De acordo com o delegado Alexandre Fleck, um desvio era feito no ramal de entrada, de maneira que três fases eram desviadas do relógio, permitindo consumo sem registro. A Operação Blecaute identificou, ainda, a instalação de um dispositivo para dificultar a detecção da fraude. O desvio no ramal só foi identificado após os policiais quebrarem uma parede de alvenaria.
O Instituto Geral de Perícias ratificou a constatação da fraude. Não houve prisão em flagrante porque, no local, os agentes só encontraram o funcionário da recepção. Um Inquérito Policial vai apurar a autoria do delito.
Furto de energia em casa noturna
Na semanada passada, um gerente de casa noturna foi preso como suspeito de furtar energia elétrica no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Segundo informações da Polícia Civil, o crime ocorreu no bar Rambla, que fica na esquina entre as ruas Félix da Cunha e Marquês do Herval. A eletricidade roubada alimentava câmaras frias, um elevador, toda a cozinha, alguns splits, entre outros.
Desvio de energia elétrica é flagrado em hotel no Centro de Porto Alegre
Conduto subterrâneo possibilitava evitar registro do consumo de três fases em relógio da CEEE