Detentos da Penitenciária de Charqueadas lançam coletânea com 40 histórias de vida

Detentos da Penitenciária de Charqueadas lançam coletânea com 40 histórias de vida

Livro “A História da Minha Vida” foi finalista do prêmio Milton José Pantaleão de Literatura Independente

Marcel Horowitz

publicidade

Detentos da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) lançaram o livro “A História da Minha Vida”. A obra foi construída através da participação de 40 apenados, que partilham suas histórias de vida, com o auxílio da técnica superior penitenciária Pulcina Dutra. Foram produzidos 160 exemplares, idealizados e organizados voluntariamente pela escritora Jane Lucas, como forma de possibilitar mudanças de perspectivas na vida dos presos, que também foram responsáveis por ilustrar a capa da coletânea. 

O livro chegou a concorrer ao prêmio Milton José Pantaleão de Literatura Independente, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, ficando entre os finalistas da categoria coletânea do ano. "Projetos como esse representam a importância do estímulo a práticas educativas, através da leitura, no processo de cumprimento de pena e reinserção social das pessoas privadas de liberdade. Esse livro oportunizou aos participantes uma reflexão sobre as suas experiências por meio da escrita, abrindo portas para construção de um novo projeto de vida", afirmou a diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi.

De acordo com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), os livro foram produzidos sem fins lucrativos. Ainda segundo a pasta, todos os exemplares já foram doados. Interessados podem contatar a SSPS no telefone (51) 32887373 .


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895