Detentos do Central vão ocupar quase 30% do Presídio de Venâncio Aires

Detentos do Central vão ocupar quase 30% do Presídio de Venâncio Aires

Com capacidade para 529 vagas, casa de detenção foi inaugurada nesta quinta-feira

Rádio Guaíba

Unidade prisional foi inaugurada nesta quinta

publicidade

Por Samuel Vettori

Quase um terço das vagas do Presídio de Venâncio Aires, inaugurado na tarde desta quinta, serão destinadas a apenados do Presídio Central. Serão 200 das 529.  Além de possibilitar que fiquem perto do lugar de origem, a medida vai contribuir com a desocupação de parte da unidade prisional de Porto Alegre. Apesar da inauguração, a ocupação pode demorar até 15 dias para começar, de acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Conforme o órgão, a ocupação não pode ser imediata porque detalhes administrativos seguem pendentes. Um deles é a colocação de agentes. A penitenciária, de início, previa segurança privada, mas o governo recuou após reação do sindicato dos servidores da superintendência.

Até o fim do ano serão inauguradas 4,26 mil vagas, incluindo as de Venâncio Aires. Caso se confirme a previsão, o déficit de lugares para abrigar presos baixa dos atuais 4,9 mil lugares para menos de 500. Atualmente, o Estado soma 24.333 vagas e 29.170 presos.

As próximas unidades a serem entregues, em 2014, serão as do módulo do Complexo de Charqueadas, ainda em outubro, a de Canoas (393 vagas), em novembro, e em dezembro a Penitenciária de Guaíba (672 vagas), além do complexo prisional de Canoas, com mais 2.415 vagas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895